segunda-feira, 16 de março de 2009

Quis custodiet ipsos custodes?

Olá, olá pessoas!
Ray chegando por aqui e antes de qualquer coisa eu acho que o Vi já devia ter escrito alguma coisa sobre Watchmen. Mas como ele não escreveu e me deu ótimas explicações para isso vamos ao que interessa.
Watchmen foi magistralmente escrita pelo senhor Alan Moore e não menos magistralmente ilustrada por Dave Gibbons no final da década de oitenta, mais exatamente entre 1986 e 1987. Desnecessário dizer que como muitos dos trabalhos de Moore foi aclamada por crítica e público. E com essa obra Moore fez o que poucos fizeram antes dele, revolucionou o mundo dos quadrinhos.
E desde a década de noventa se fala em levar a Graphic Novel para as telas, e agora em 2009, mesmo que não agrade nem um pouco o seu criador, finalmente somos brindados com um belo trabalho, dirigido por Zack Snyder(de 300) e com roteiro adaptado por David Hayter(de X-Men, Escorpião Rei e dublador de Solid Snake da franquia de jogos Metal Gear Solid).
A mídia especializada, acostumada com filmes pipoca que até uma ameba consegue compreender de primeira é claro não gostou do filme. Eu como fã de Moore vi o filme com os dois pés atrás. Mas sai do cinema querendo rever o filme, onde Snyder repetiu o ótimo resultado que obteve com a adaptação de 300, ou melhor obteve um resultado ainda melhor.
Talvez seja a fotografia que faz com que você se sinta dentro da 1985 alternativa de Moore, a trilha sonora que faz com que se mergulhe ainda mais nesse universo, talvez sejam os impressionantes Rorschach e Comediante (Jackie Earle Haley e Jeffrey Dean Morgan) que fazem você esquecer da apenas mediocre Espectral(Malin Akerman), talvez seja a forma tão próxima dos quadrinhos que Zack Snyder escolheu para contar a história. De fato, é difícil dizer o que faz de Watchmen um filme tão marcante, mas ele o é. Mesmo depois de ser estuprado pelo estúdio, 45 minutos a menos pra melhorar o "apelo comercial".

Poucos revolucionaram os quadrinhos como Moore fez com Watchmen.
E poucos, na minha opnião, revolucionaram o cinema como Snyder fez com Watchmen. Respeitando a obra e a inteligência dos fãs ele mudou a forma de se fazer filmes, pelo menos aqueles baseados em quadrinhos, mantendo o espirito e profundidade de uma obra que não poderia pedir uma adaptação melhor. Mesmo com o final sem buc*** alienígena.

Patrick Wilson - Daniel Dreiberg / Coruja II
Billy Crudup - Dr. Jon Osterman / Doutor Manhattan
Jeffrey Dean Morgan - Edward Blake / Comediante
Jackie Earle Haley - Walter Kovacs / Rorschach
Malin Åkerman - Laurie Juspeczyk / Espectral II
Matthew Goode - Adrian Veidt / Ozymandias
Stephen McHattie - Hollis Mason / Coruja
Carla Gugino - Sally Jupiter / Espectral
Matt Frewer - Edgar Jacobi / Moloch
Niall Matter - Traça
Dan Payne - Dollar Bill
Direção - Zack Snyder
Roteiro - David Hayter
Baseado na Obra de Alan Moore e Dave Gibbons

Um comentário:

  1. Fala vini, é tu mesmo??? E o giacomo??? gostei do blog.... muito interessante... abs....

    ResponderExcluir